sexta-feira, 8 de maio de 2009

Troféu Joinha, Salvador!

Depois de reeleito pelo instituto DataFolha como o pior prefeito do país, João Henrique Carneiro, gestor de Salvador, acaba de aprontar mais uma de suas peripécias.

Nos últimos dias Salvador vive um caos por conta das chuvas. Chove, as encostas caem, 7 pessoas já morreram e mais 25 são vítimas dos transtornos causados pelas águas. Com isso, o trânsito para nas principais avenidas e os ladrões aproveitam-se para roubar o pão de cada dia. Sem falar na manhã da última quinta-feira, quando 10 empresas de ônibus decidiram entrar em greve e muitos dos soteropolitanos, inclusive o indignado que vos escreve, passaram horas nos pontos de ônibus, sem segurança, e na chuva.

Muito se ouviu falar na mídia baiana sobre os problemas enfrentados pela cidade por conta do aguaceiro que vem caindo, porém, quase nada é falado sobre os políticos. Pelo menos até onde me ensinaram, eles são os responsáveis por gerir a cidade, o estado, etc. E nada, absolutamente nada relevante é feito ou prometido, como se estivéssemos jogados ao relento. E aos ladrões.

O que mais incomoda é o fato de que, há sete anos Salvador entra em estado de emergência por conta das chuvas, nos fazendo deixar a pergunta que não quer calar: Se os governantes já sabem que nessa época chove e a cidade precisa estar preparada, por que não tomaram as precauções cabíveis? Quem souber responder, por favor, nos mande um autógrafo.

Com relação a isso, a única coisa que se viu na TV nos últimos dias, além do prefeito culpando os cidadãos (que não tem para onde ir e montam seus barracos nas encostas) pelos percalços, foi o senhor ministro Geddel Vieira Lima, que pretende ser governador do Estado, tagarelando de que não irá medir esforços para ajudar o povo baiano. Talvez ele mande uma verba (nossa, claro) para o enterro das vítimas, vamos esperar.

Enquanto isso, como já diria vovó e sua sabedoria dos mais de 70 anos de vida: cada um que se vire com os seus problemas.

Clique aqui para conferir imagens dos efeitos da chuva em Salvador.

Forte abraço e até a próxima.

Ilustração retirada do Google

Um comentário:

Dcamael disse...

"(...)quase nada é falado sobre os políticos." É claro, eles não moram nas zonas que desabam, alagam e saem de casa pro carro, se é que saem de casa. O máximo que eles devem ter se incomodado, coitados, foi com os engarrafamentos, fora isso aposto que eles nem notaram que tava chovendo.
Quanto a culpar os cidadãos, tão certos também! Ora não fomos nós que colocamos eles lá?! Vergonha na cara e um bote salva-vidas não faz mal a ninguém, né?!