
.
Assistimos nesse último dia 20 de janeiro à cerimônia de posse de Barack Hussein Obama como novo presidente dos Estados Unidos. Uma grande festa que repercutiu em todo o planeta, como se uma nova onda de esperança na luta contra os males que nos assolam estivesse a se estabelecer.
Apesar da minha cautela em acreditar no futuro do Obama como o “Super Homem” que irá salvar o mundo de todas as “criptonitas”, um fato me chamou muito a atenção nessa grande festa: a quantidade de pessoas presentes. Cerca de dois milhões de americanos assistiram atentamente ao discurso do novo presidente. Fato este que me fez trazer comparações da realidade deles com a nossa.
Aqui, a posse dos políticos é composta por algumas cerimônias, semelhantes com as do vizinho rico, porém, sem muita atenção da sociedade. Tivemos, por exemplo, na festa do primeiro mandato de Lula cerca de 200 mil pessoas, fato este que já fora considerado um número alto pelas mídias da época.
Infelizmente (e com algumas devidas honras ao mérito), no Brasil a política é vista como a representação dos maiores ladrões da nação. Retratos de uma população cada vez mais desacreditada e com pouco, ou nenhum, interesse nos assuntos ligados ao modo como nos governam.
Independente de meu moralismo barato, talvez os Estados Unidos e a posse de Obama tenham nos deixado lições. Estejamos atentos.
Independente de meu moralismo barato, talvez os Estados Unidos e a posse de Obama tenham nos deixado lições. Estejamos atentos.
.
.
Um forte abraço e até a próxima
.
Créditos da ilustração: Alex Ross - http://www.alexrossart.com/
Um comentário:
Belo post Egi. Interessante seu olhar na situação descrita. Em pensar que a mídia está iludindo o povo sobre esse novo presidente... A bem da verdade, foi um fato histórico a posse de Barack Obama, porém que não esqueçam: ELE É AMERICANO!!! Estejamos atentos a isso também.
Grande abraço.
Postar um comentário