segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Estereótipo

Pois bem, cá estou pela primeira vez em 2008, tarde eu sei, mas passar as férias sentado na frente de um PC não vale a pena, não é?!
Então, dentro dos planos para esse novo (já não tão novo assim) ano, tentarei preparar séries de textos sobre determinados temas que me interessam para pesquisar e me incomodam enquanto um ser vivente desse planeta.
Nessa primeira etapa, escreverei algumas coisas sobre os estereótipos vigentes em nosso meio.
Um ano novo de sucesso para todos nós!

Nos doe alguns minutos do seu tempo e boa leitura. =]

........................................,,,,Sobre a beleza

Beleza é uma interpretação individual a qual se caracteriza pelo que é agradável aos sentidos, relativizada de acordo com a sociedade, cultura e tempo em que se insere.
Durante a história, a beleza tem relação religiosa ou mística, sendo considerada por aquilo que se aproxima da Divindade. A utilização original da palavra servia para denominar exatidão, precisão, adquirindo assim o significado de simetria na Grécia Antiga.
A beleza humana em nossa sociedade é imposta pela mídia. Há poucas décadas, ser “gordinha” era o modelo a ser seguido pelas mulheres, já os homens tinham o “bigodão” e ser magro como moda. Hoje já temos o modelo magra, do bundão, pernão, loira e de olhos claros para as mulheres, a chamada "ditadura da Barbie", que vem gerando disfunções no comportamento das pessoas, e com isso, o aparecimento de doenças como a bulimia e a anorexia. No caso dos homens, a busca incessante pelos músculos avantajados e o corpo “perfeito” é o modelo da vez.
Numa academia essa semana, perguntei a um praticante:
- Por que você malha?
A resposta veio com empolgação e em bom e alto som:
- Porra gigante! O verão ta aí e as “menininhas” querem ver umas “pernocas” bonitas na praia!
A resposta gera uma reação em mais uns três ou quatro praticantes da academia:
- É isso ai grande! Ta bombando!
Sem falar que, como sabemos, em busca desses ideais inatingíveis, homens e mulheres se arriscam e se viciam no uso de drogas anabolizantes.
É claro que, uma mulher com um corpo bem definido vai ser sempre atraente e chamará atenção, porém, o problema está na delimitação de que apenas a mulher “gostosona” é bonita, ou que somente o homem forte será o “gostoso”.
Já é discutido um novo conceito de beleza na tentativa de quebrar os estereótipos de nossa geração, a beleza sustentável. O assunto foi discutido num congresso inédito em São Paulo no final do ano passado com a idéia de combater o desejo pela perfeição e refazer as conexões entre beleza, saúde, longevidade e bem-estar. A discussão girou em torno da idéia de que o belo é ser saudável fisicamente e psicologicamente, para que com isso nos sintamos bem com os outros, e principalmente, com o nosso próprio eu interior.
Seria bom se essa injeção sustentável fosse dada naqueles que nos passam todos os dias seus programas, propagandas e afins, mostrando aquilo que devemos ou não seguir.
Interessante também lembrar que nessa busca pela beleza, a indústria de cosméticos já fatura mais que a automobilística e a siderúrgica juntas. Mais que isso: somos recordistas em número de cirurgias plásticas, ultrapassando o meio milhão por ano e ficando atrás apenas dos Estados Unidos, dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Temos até um novo tipo de turismo atraindo estrangeiras do mundo inteiro em busca de cirurgias mais em conta.
Sem falar que, ao classificarmos o belo como tudo aquilo visível aos olhos nos tornamos superficiais e fúteis. Homens e mulheres cada vez mais esquecem de desenvolver características como a inteligência, o charme e a sensualidade como premissas para os relacionamentos. O que importa é a “pernoca” bonita, ou a “barriguinha” sarada, e nada mais.

Um forte abraço e até a próxima.

................................................................................................Egideilson Santana

4 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente o efeito "belo" tem trazido muitas perturbações que afetam tanto a saúde física quanto a emocional das pessoas. É importante perceber que estar feliz consigo mesmo é o segredo da verdadeira beleza e o que, no fim das contas, realmente importa.
Parabéns primo!!!!

Anônimo disse...

Olá amigo da minha amiga Elisa!
:)
Eu queria ter mais forças nas férias pra postar, esrever coisas mais úteis, enfim...
Gostei muito do teu blog, aliás, belo texto esse! hehehe
Parabéns! :)

Bjo

Dcamael disse...

Eu li e fiquei pensando no q eu realmente achava sobre esteriotipo, me peguei em varias incoerencias entre o que eu falo que acho e o que faço, sigo. Foi engraçado sabe. Ai parei pra tentar encontrar ao menos um meio termo...
Eu acho que a midia tem muita força e vc começa a pensar e viver como ela prega sem, as vezes, nem perceber; acho também que nós temos consciencia de que nada é absoluto mas é tão dificil mudar, achar o "diferente" legal, bonito.
Eu pensei "cada um gosta e acha legal o que quiser, mas pq tanta gente tem a mesma opinião pela mesma coisa?", por exemplo o cabelo liso, pq um montão de gente acha mais bonito o cabelo liso do que o cacheado ou crespo?
Eu pensei que era até uma coisa cultural, incutida em nós, nos nossos genes. É mais fácil pensar assim do que tentar mudar né?
Meu grande medo é da futilidade, deixarmos de ser pessoa e sermos manequim e daqueles de vitrine de loja(que não tem cabelo liso!).


... ainda pensando...

Anônimo disse...

E ae Egideilson...
Seu blog tbm ta muito legal...
Mais só me responde uma coisa???
Pq vc coloca postagem só uma vez po mês????
flw....